Atendimento / SAC

Telefones: (22) 2521-5233 (22) 9 9205-8419 (22) 9 9997-9040 (22) 9 8117-8955

ATENÇÃOEsse site contém imagens que podem remeter à sensualidade. Caso não se sinta confortável com as mesmas, clique aqui para sair.

Nova Friburgo Capital da Moda íntima

Conheça as Belezas de Nova Friburgo

O PÓLO DE LINGERIE

A cidade de Nova Friburgo, na região Serrana do Rio de Janeiro, é conhecida como "Suíça brasileira" devido a sua colonização. Há alguns anos, ela se orgulha também de ser a capital nacional da moda íntima. Hoje, com a implementação do Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região, as confecções se transformaram na maior indústria empregadora da região. O Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região engloba, além das empresas friburguenses, também as de Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras e Macuco. São cerca de 900 confecções com a produção voltada para as linhas: lingerie noite, dia e sensual, moda praia e fitness. O setor gera mais de 20 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, e contabiliza um faturamento anual que gira em torno de R$ 600 milhões.

Hoje, as peças produzidas no Pólo de Moda Íntima preenchem uma importante fatia do mercado brasileiro. Em alguns segmentos, o Pólo é responsável por 25% da produção nacional. A estimativa é que seja produzido um total de 114 milhões de peças por ano, destas a lingerie representa 91,5% da produção das empresas da região. As exportações também fazem parte das ações do Pólo: 14% das empresas trabalham com o mercado externo. Em 2004, os números com exportação totalizaram US$ 4,6 milhões. As peças produzidas na região podem ser encontradas em vários países, principalmente Portugal, EUA, Uruguai e Argentina.

Os excelentes resultados do Pólo revelam o sucesso do Arranjo Produtivo Local (APL) e a força do desenvolvimento industrial da pequena e média empresa no país. Nesta caminhada otimista, a perspectiva é que o Pólo de Moda Íntima da Nova Friburgo e Região seja líder no mercado nacional até o ano de 2010.

HISTÓRIA DO PÓLO

No final da década de 60 uma grande e tradicional indústria de tecelagem de Nova Friburgo foi comprada por uma multinacional, que passou a fabricar lingerie. Com a crise econômica do final dos anos 70, a drástica redução dos postos de trabalho levou as costureiras demitidas desta empresa a iniciar a produção de lingerie nas suas próprias casas. Surgiram, assim, novos micro e pequenos empreendimentos que passaram a responder pela dinâmica de crescimento da indústria de moda íntima da região.

A criação do Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região começou em 1997, por meio de estudos sobre APLs para o desenvolvimento de cidades do estado do Rio de Janeiro, patrocinado pela FIRJAN e pelo SEBRAE, e realizado pela FGV. Na época, a FIRJAN escolheu, entre outras coisas, empenhar-se na cidade de Nova Friburgo, visando o grande potencial da região em produzir moda íntima. Dessa vontade de organizar o conjunto de empresas em um pólo industrial é que nasceu o projeto Distrito Industrial do Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região, baseado na metodologia dos distritos industriais da Itália.

O projeto contou com o envolvimento das empresas de confecção voltadas para o mercado de moda íntima e com a parceria de algumas entidades que foram importantes para auxiliar nesse processo, como FIRJAN, SEBRAE, SINDVEST, SENAI e IPRJ/UERJ.

Hoje, com o nome de Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região, o projeto tem o objetivo de capacitar os confeccionistas para serem competitivos nacional e internacionalmente. Atualmente, as instituições que compõem o Pólo são SEBRAE, FIRJAN, SINDVEST (Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo), SENAI, IPRJ/UERJ, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Prefeitura Municipal de Cordeiro, Prefeitura Municipal de Cantagalo, Prefeitura Municipal de Bom Jardim, Prefeitura Municipal de Duas Barras, Prefeitura Municipal de Macuco, Banco do Brasil, BNDES, MDIC e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro.

A Cidade

A colônia de Nova Friburgo foi criada por decreto real no dia 16 de maio de 1818, quando D. João VI contratou a vinda de 400 famílias suíças para instalar-se nesta área, que na época era conhecida como Fazenda do Morro Queimado. Em 1824, foi acrescido à Vila de Nova Friburgo um contingente alemão. A partir dessa data, a região passou a receber imigrantes italianos, libaneses espanhóis e japoneses, entre outros, e acolheu a todos com o mesmo carinho com que até hoje trata seus visitantes. Essa colonização se reflete na arquitetura, gastronomia e hospitalidade do povo.

Natureza pura: Nova Friburgo está localizada em uma das maiores reservas da fauna e da flora do planeta. É ideal para respirar o ar puro da montanha, tomar banho de cachoeira, pescar trutas, observar a cidade do alto das montanhas.

História e cultura: Museus, centro de documentação, feiras de artesanato, festivais de poesia e das culturas colonizadoras, parques e atrações que não existem em outros lugares do Estado.

Comércio líder: É hoje um destaque nacional no pólo de moda íntima, com centenas de lojas de lingerie, oferecendo qualidade e preços irresistíveis.

Aventura e lazer: Nossas montanhas, bosques e circuito rurais são perfeitos para caminhadas, prática de esportes radicais, trilhas, trekking, rapel, mountain bike, cavalgadas, enduros, passeios de jeep, escaladas e canoagem, rafting e bóia cross.

Circuitos turísticos: Roteiros diversificados são encontrados no Ponte Branca, Tere-Fri, Lumiar e São Pedro da Serra, Sabor Mury, Cão Sentado, Caledônia, Moda Íntima de Olaria e Caminhadas do Centro.

Hospedagem e gastronomia: Infra-estrutura superior a 4 mil leitos e mais de 100 restaurantes de culinária diversificada, aliada ao frio da serra, tornam-se ingredientes perfeitos para degustar fondues, vinhos, trutas e deliciosos chocolates artesanais, a beira da lareira.

Alegria e diversão: Festa das Colônias, Friburgo Festival, Fevest, Fri-Flor, Fest-Truta, Jogos Florais, Encontro de Dança, Encontro Nacional de Motociclistas, Festival de Inverno - eventos comemorativos que fazem de Nova Friburgo um destino turístico especial.

O SABOR DE VÁRIAS CULTURA

Chegando a Nova Friburgo, você se surpreende com a receptividade e a acolhida da população, sempre disposta a ajudar. A cidade possui uma das melhores infraestruturas da região. Totalmente preparada, vai recebê-lo de forma calorosa. Nossas pousadas, spas e hotéis, alguns de arquitetura suíça, fazem você se sentir em casa. A Cidade vem marcando presença no cenário gastronômico. As diversas influências culturais foram traduzidas em uma culinária rica em aromas e sabores. Aqui, você pode encontrar desde uma comidinha caseira até os pratos mais sofisticados, preparados pelos melhores chefs da cozinha alemã, suíça, francesa, italiana, espanhola, japonesa, árabe e brasileira, entre outras. O frio da serra torna-se perfeito para você curtir um fondue, tradicionalíssimo na região, ou saborear as trutas criadas nas águas frias e cristalinas das montanhas da cidade. Para acompanhar, um bom vinho e como sobremesa os deliciosos chocolates artesanais são a melhor escolha.

FEIRAS E FÉRIAS

Nova Friburgo é o lugar ideal para oxigenar as empresas que buscam a qualidade e excelência exigidas pelo mundo globalizado e pelos consumidores do século XXI. Antenada com o tempo, a cidade promove regularmente seminários, congressos, conferência e feiras de negócios buscando trazer novos investidores. Um atrativo a mais no município é o pólo de moda íntima. Com mais de mil confecções, é hoje um destaque nacional e já está presente, inclusive, no mercado internacional. Mas, em Nova Friburgo também tem festa. Uma das marcas mais importantes deixadas pela colonização suíça é a sensibilidade do povo, apaixonado pela arte e pela cultura. Nas praças, teatros, colégios, faculdades e jardins, apresentam-se grandes orquestras e músicos consagrados internacionalmente, assim como os artistas locais e as centenárias bandas de músicas. Para aquecer ainda mais o clima, a cidade tem um movimentado calendário de festas: Festa do Colonizador, Fest Truta, Festival de Inverno, Festival das Colônias, Festa de Queijos e Vinhos, Friburgo Festival, Festa da Arte e Festa Alemã, entre outras.

fonte: exitorio.com.br

Fonte: intimafriburgo.com.br

A CIDADE

Anoitecer

Anoitecer

Entre Montanhas

PRÉDIOS HISTÓRICOS

MONUMENTOS

PONTOS TURÍSTICOS

RESTAURANTES E POUSADAS

TURISMO E AVENTURA

BELEZAS NATURAIS

Atenção:
Imagens retiradas da internet
Todos os direitos reservados ao autor:
Osmar Castro

Quer nos encontrar?

CLIQUE AQUI